Conceitos e Objetivos:
O conceito de algoritmo pode ser dito como “um procedimento para resolver um problema matemático (como encontrar o máximo divisor comum, por exemplo) em um número de passos finitos que frequentemente envolve uma repetição de uma operação; ou em termos gerais: um procedimento passo a passo para resolver um problema ou atingir um fim”. Na Computação, o algoritmo pode ser associado ao desenvolvimento de uma estratégia para resolver um desejado problema.
Um projeto de um algoritmo também inicia com idéias e métodos básicos. Depois, um plano é feito. Deve-se provar a corretude desse plano e assegurar que seu custo é efetivo. O último passo é implementar o algoritmo usando-se uma linguagem de programação em particular. Análise, projeto, prova de corretude e implementação. Dificuldades surgem em todas as fases de construção. Estas geralmente requerem modificações do projeto, que por sua vez requer uma outra prova de factibilidade, ajuste de custos, e troca de implementação.
Para projetar um bom algoritmo faz-se necessário, via de regra, o emprego de técnicas de projeto apropriadas ao problema. Existem várias técnicas propostas na literatura dentre elas estão a Indução, Dividir para Conquistar, Programação Dinâmica, Método Guloso e Backtracking. Mostraremos apenas alguns exemplos mais didáticos de algumas técnicas e usaremos uma linguagem de alto nível similar à Pascal.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
oiii, pessoas! ^^
já vou dizendo q qria pegar o assunto de vcs desde o início, mas vcs pegarm primeiro.. kkk..
acho mto interessante, e o modo como vcs abordaram foi bem legal!
parabéns aew!
P.S.:visitem o Bitsebytes,ok?!!!
o professor de P1 que se cuide!
rsrsrsrsrs
o pascal eh usado hj mto no mercado de trabalho?
assim allan o pascal hj em dia e utilizado somente como carater academico, como estudo da programação, pq ele carecede muitos recursos como banco de dados, além do que os mais usado hj sao linguagem como java, delph,.....
salve salve
obrigado
Allan pode até ser usado no mercado mas pra algo bem simples, pois pascal não tem todos os recursos que uma grande empresa necessita.
tô com Otávio! hahahaha
e foi muito massa a apresentação de vocês! parabéns mesmo! :)
Excetuando o Pascal, que outra Linguagem de programação poderia ser utilizada para aprender a programar?
o portugol seria uma delas, no senac por exemplo o programa utilizado é em portugol
salve Junior
respondendo à pergunta que Júlio colocou lá no nosso blog...
então, apesar de dar essa impressão, o DirectX não é uma máquina virtual, nem um tradutor. na verdade, ele é um API(Application Programming Interface), um conjunto de rotinas e padrões.
sua função é padronizar a comunicação entre o software (na maioria das vezes jogos ou programas com muitos recursos gráficos) e o hardware (geralmente placa de vídeo e de som). como ele padroniza, fica mais fácil retirar o máximo de desempenho que o hardware pode oferecer, deixando a aplicação rodando com muito mais efeiciência. ou seja, é o DirectX que fornece instruções para que as aplicações e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos.
espero que tenha dado, pra entender, Júlio... qualquer coisa é só perguntar. :)
eae galera a apresentação d vcs ficou massa!! parabéns ae!! e sobre projeto d algoritmos (nada contra a explicação d vcs,pois ficou claro a idéia d q é), ainda bem q no nosso curso essa matéria n é obrigatória, pq ouvi comentários n muito legais sobre ela!uauhshuauhsuhauhsuhsa
vlw...
Um dos assuntos mais importantes da nossa grade, que foi abordado de maneira bem pratica e descomplicada...
parabéns, a apresentação e o blog ficaram bom demais!!
Postar um comentário