Unidade de entrada: é através desse dispositivo que o computador obtém dados e instruções externamente. Hoje, os computadores têm unidades de entrada capazes de obter informações em diversas mídias: papel, tarjas magnéticas, fitas, cd's, etc. Esta unidade traduz o que obtém externamente em uma representação que o computador possa processar.
Unidade de saída: é o dispositivo usado pelo computador para enviar os resultados do processamento das instruções recebidas para o meio exterior. Desde papel até o dvd.
Memória principal(memória cache): é o componente do computador que armazena as instruções e os dados usados em seu processamento. É o tipo de memória de acesso rápido, onde as instruções e os dados residem em tempo de execução, ou seja, no momento em que estão sendo processados.
Memória secundária: é um tipo de memória auxiliar - normalmente disco magnético - utilizado para guardar informações. Tem um acesso mais lento do que o da memória principal, porém, possui mais capacidade de armazenamento.
Unidade lógica e aritmética: é o componente que realiza as operações lógicas de comparação de grandezas e condições, além das operações aritméticas. É onde todas as operações são realizadas.
Unidade de controle: é o componente que controla o fluxo de informação e a execução das instruções, transferindo dados ente as unidades de entrada e saída e a memória. É onde as instruções a serem executadas são interpretadas pelo computador.
Unidade Central de Processamento(UCP): é formada pela unidade lógica e aritmética e a unidade de controle. A velocidade de um computador é medida, em geral, em MegaHertz, referindo-se ao ciclo interno de processamento da UCP. Tipicamente uma instrução já é executada hoje em poucos nanossegundos( 10 elevado a -9)
terça-feira, 6 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário